Posso usar perfil pessoal para minha empresa no Facebook?

Perfil pessoal para empresa no Facebook

A resposta é simples: Poder, pode. Mas criar um perfil pessoal para o seu negócio pode ser o primeiro tiro no pé da sua atuação nas mídias sociais. Por quê?

Dificuldade com nomes

Na criação do perfil é preciso fornecer o nome da pessoa. Quando se tenta colocar o nome de uma empresa, o Facebook geralmente identifica como um nome inválido.

É contra as regras do Facebook

Tudo bem que com um perfil pessoal você pode convidar amigos e chamar as pessoas no Messenger para oferecer produtos ou serviços, mas além de não ser uma tática eticamente aceitável, o uso de perfis pessoais exclusivamente para fins comerciais tem sido punida pelo Facebook com a exclusão sumária da conta. Sem choro, nem vela.

Não fornece métricas de desempenho

Um trabalho bem feito em mídias sociais leva em consideração os dados fornecidos por cada rede sobre o desempenho do conteúdo publicado. Num perfil pessoal você não tem como obter uma série de dados, como: qual publicação teve melhor engajamento, o horário que a audiência mais está online (neste caso, as pessoas que curtiram sua página) pra você estabelecer o melhor horário para publicar, não se obtém informações demográficas (como gênero, idade, localização), entre várias outras métricas.

Não é possível fazer anúncios

O alcance orgânico (não-pago) tem diminuído continuamente nas principais mídias sociais como o Facebook e Instagram. Isso se deve, entre outras razões, ao grande número de pessoas que vem aderindo às redes. Basta ver entre seus amigos quantos pais, tios e até avós estão hoje no Facebook; o que há alguns anos seria inimaginável).

Sua empresa precisa criar e gerenciar anúncios para ter resultados efetivos em meio às 130 milhões de pessoas que acessam o Facebook no Brasil (cerca de 57% da população brasileira). Isto é impossível a partir de um perfil pessoal.

Má qualidade das imagens

Este é um problema comparativamente pequeno, mas não menos importante.

Transmitir uma boa imagem é imprescindível para empresas. Isto se torna literalmente inviável para as adeptas de perfis pessoais em vez de comerciais. Ao publicar uma imagem num perfil pessoal, ela é compactada ao extremo, causando uma aparência desagradável e até uma sensação de amadorismo que, consequentemente, pode diminuir o interesse do público em acompanhar o conteúdo. Em páginas profissionais, as imagens publicadas tem melhor qualidade,

Essas foram algumas razões porquê você deve optar por criar uma página profissional/empresarial no Facebook em vez de uma conta pessoal, como um perfil. Ainda que você seja um profissional liberal, não abra mão dessas e muitas outras vantagens ao trabalhar com uma página profissional para o seu negócio.

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