O maior erro que empresários cometem nas mídias sociais

É comum eu encontrar profissionais de diversas áreas que veem nas mídias digitais uma oportunidade de fazer a divulgação de seus serviços e produtos. Usar esses canais para aumentar a receita da empresa é perfeitamente possível e legítimo, mas não funciona como muitos pensam.

Postar é de graça! Mas fazer com que as pessoas vejam suas publicações e queiram comprar de você é outra história. Para isso, o empresário precisa entender que as mídias sociais não são a princípio canais para venda de produtos.

As redes sociais são basicamente canais de entretenimento. O público é mantido ativo devido às interações sociais que as mesmas proporcionam e promovem. Ninguém quer entrar no Facebook ou Instagram só para ver publicidade!

Preferimos assistir a vídeos engraçados, fotos de amigos, familiares, uma fofoca marota, o meme da vez e de quebra discutir um pouco de política em posts alheios. Ninguém entra no Facebook, por exemplo, para encontrar a geladeira dos sonhos ou o anão de jardim que tanto queria. As pessoas estão ali para se conectarem umas às outras, para se entreterem, para se divertir.

Mas ninguém sobrevive sem comprar, certo?! Compramos e consumimos todos os dias. Visando esse mar de potenciais compradores, o empresário tende a ver os canais digitais como esquinas movimentadas, perfeitas para panfletar.

Como fazer do jeito certo, então?

O primeiro passo é refletir sobre o objetivo do seu negócio nas mídias sociais. Não há como obter resultados efetivos se a empresa ou o profissional liberal não tem clareza sobre isso.

O segundo passo é entender como esses canais funcionam. Busque conhecimento sobre como os algoritmos trabalham para selecionar e distribuir o conteúdo que será visto pelos usuários na rede.

Procure entender sobre os diferentes tipos de alcance que se pode ter, sobre as melhores práticas no gerenciamento de anúncios patrocinados. Há tanta coisa para saber, mas como falo especialmente para empresários não vou me estender em termos técnicos.

Reforço apenas o seguinte: Não cometa o erro de publicar somente propaganda nas suas páginas esperando resultados relevantes e de longo prazo.

Uma venda aqui, outra ali. Enquanto a imagem/reputação da sua empresa descem pelo ralo; e reconquistar o seu público depois do estrago feito pode ser bem cansativo e caro.

Por fim, aproveite as mídias sociais como canais para se relacionar com seus clientes, promover empatia, unirem-se em prol de alguma causa,
trocar ideias, entreter e, quando for vender algo, certamente terá muito mais sucesso.

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