Como obter mais seguidores no Facebook?

É natural que donos de pequenas e médias empresas de diversos segmentos tenham dúvidas sobre como obter novos curtidores para suas mídias sociais. Geralmente, na primeira reunião com um potencial cliente, esta é uma das primeiras dúvidas mencionadas por ele. Neste breve artigo, me proponho a responder esta questão.

Obtendo seguidores por meio de Alcance Orgânico

Não estamos falando de vegetais. Trata-se do alcance (número de pessoas que visualizam suas publicações na rede) espontâneo, não-pago, aquele que você apenas posta algo e parte dos seus seguidores recebem em seus respectivos feeds (feed significa a linha do tempo, ou como eu costumo chamar, “tripa”).

Para obter novos seguidores organicamente (teoricamente de graça), você pode convidar seus amigos para curtir sua página. É possível fazer isso de várias maneiras:

1) Simplesmente pedindo, por meio de mensagens particulares no Messenger, Whatsapp, Instagram. etc.
2) Convidando TODOS os seus amigos pessoais de uma única vez. Como? Veja na imagem, abaixo:

3) Convidando as pessoas que por alguma razão reagiram à sua publicação, mesmo sem curtir a página. Bastar clicar sobre as reações de determinada publicação e uma lista vai aparecer. Convide as pessoas para curtirem sua página clicando em Convidar:

4) Você também pode promover sua página organicamente compartilhando suas publicações em Grupos que tenham relação com a sua área de negócios.

5) Utilize as mídias offline para atrair mais seguidores. Espalhe em seu ambiente de trabalho (clínica, escritório, salas de espera em geral, comércio ou pontos de venda) impressos convidativos para que os visitantes do local percebam que a empresa está nas mídias sociais e sejam motivadas a segui-la. Formatos bastante atraentes são os display’s de balcão e móbiles (aqueles pendurados por um fio de nylon).

Obtendo seguidores por meio de Alcance Pago (patrocinado)

Basicamente, é um investimento monetário feito dentro do próprio Facebook para criar anúncios que serão visualizados por mais pessoas que o habitual (pelo modo orgânico). A quantidade de pessoas alcançadas deve variar de acordo com o montante investido e as configurações feitas, como a localização, tempo de veiculação, interesses do público e outras definições.

É possível criar vários formatos de anúncios para o Facebook (em vários locais no site ou app), Instagram (feed e stories) e Messenger.

Os anúncios podem ser abrangentes e contínuos, em que o assunto principal é exatamente um convite para curtir a página, ou específicos e pontuais, que promovam algum produto, serviço, etc. Neste último caso, por interessarem-se pelo produto/serviço, as pessoas podem curtir a página aumentando, assim, sua base de seguidores.

Para anunciar, é preciso acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Devido ao vasto número de possibilidades e configurações exigidas, caso você seja iniciante no assunto, recomendo fazer algum curso ou contratar um profissional de marketing digital para gerenciar seus anúncios.

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