O mínimo que um empresário precisa saber sobre branding

Está na moda falar sobre branding. Mas ainda existe confusão sobre o termo e seu significado. Muitos pensam que fazer branding é desenhar um logotipo legal e criar alguns impressos com a marca da empresa.

Meu objetivo aqui não é conceituar, mas explicar de maneira prática o mínimo que, sob o meu ponto de vista, um empresário(a) deve saber sobre branding. Interessou? Continue a leitura!

Fazer branding não é simplesmente espalhar seu logotipo por todos os lados.

O que é branding, então? Pense que absolutamente TODO contato da sua marca com as pessoas se conecta, em maior ou menor grau, a uma PERCEPÇÃO DE VALOR que elas, ao longo do tempo, constroem em sua consciência sobre o seu negócio; e isso se reflete diretamente em seus comportamentos de compra.

Neste sentido, um bom visual na fachada, materiais impressos de alta qualidade e mídias sociais bem posicionadas são tão importantes quanto o cuidado que se deve ter com o bom atendimento, a adequação do tom de voz da empresa em todos os canais de comunicação, bons textos com capricho na acentuação e na concordância gramatical, entre outros itens que merecem atenção. Ainda sobre atendimento, colaboradores bem instruídos para prever e agir de maneira adequada em situações de crise também podem constituir essa percepção de valor que o consumidor tem da empresa.

Até outros estímulos sensoriais como o olfato, o cheiro que seus clientes sentem ao adentrarem sua loja — ou experimentarem seus produtos, por exemplo, podem estimular uma percepção positiva ou negativa. Para saber mais sobre esse tema, busque por neuromarketing.

Sendo assim, não importa se a sua empresa é grande ou pequena. Pense em branding como algo relevante a longo prazo; mais do que despejar publicidade ou elementos visuais da sua marca sobre o consumidor. Os elementos intangíveis fazem diferença! Gaste tempo com os detalhes, pois eles influenciarão na escolha do cliente entre sua empresa e a concorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*