Marketing Digital: 5 vantagens ao criar sua própria audiência

Já escrevi aqui sobre a importância de investir em canais proprietários para ter resultados melhores através da Internet. Exponho hoje 5 vantagens de criar sua própria audiência na Internet.

Redução de custos com anúncios

A nutrição de uma audiência própria leva um certo tempo; não é uma estratégia de retorno imediato. Mas um bom planejamento pode garantir, em médio prazo, ótimos e duradouros resultados. A partir da criação de conteúdos qualificados para a persona, o investimento com anúncios pagos para o Facebook ou Google pode diminuir consideravelmente.

Geralmente, quem está começando a usar o marketing digital em seu negócio, deve investir mais em publicidade, online e offline. As pessoas precisam saber da sua existência. Mas é o conteúdo oferecido por sua empresa que irá conquistá-las e mantê-las interessadas.

Gestão com base em dados específicos

Apesar de sites como o Facebook permitirem uma boa mensuração da audiência, um site (canal proprietário) pode fornecer dados específicos como o tempo que os usuários permaneceram em cada página, onde clicaram depois de ler o artigo, entre vários outros dados. Isso traz uma grande vantagem, pois você pode tomar decisões a partir do comportamento de sua audiência.

A instalação do Google Analytics em seu site pode fornecer muitas informações importantes. Os dados de newsletters também são uma ótima forma de gerenciar e reavaliar sua estratégia online de marketing e vendas.

Diversificação dos conteúdos

Além de controlar o formato dos conteúdos (artigos, gráficos, infográficos, fotos, vídeos, newsletters), gerir a própria audiência em canais proprietários permite escolher onde você deseja colocar as CTA’s (call to actions) — importantíssimas para provocar o usuário a uma ação, seja ela fazer a compra do seu produto, cadastrar seu e-mail ou mesmo ler mais e permanecer mais tempo no seu site.

Leia um artigo onde ensino a provocar uma ação dos seguidores no Facebook.

Layout exclusivo em peças de marketing

Todos estamos acostumados com o “azulão” do Facebook, não é mesmo? Mas essa não é a cor utilizada na identidade visual da maioria das empresas. Há quem ignore o poder do design numa estratégia de marketing (por incrível que pareça), mas é parte fundamental no processo de transformar seguidores em clientes.

Você deve se ocupar em dar originalidade a tudo que publica. Nesses tempos pós-modernos, tudo é peça de marketing! As cores, formas e fontes escolhidas para representar uma empresa devem estar presentes em todos os materiais possíveis. A eficácia dessa técnica é quebrada quando utiliza-se somente as mídias sociais como canal de comunicação com o público.

Uma comunidade em torno de sua marca

Esta é uma das vantagens mais prazerosas. Quando uma empresa gera conteúdo de boa qualidade, automaticamente cria-se em torno dela uma comunidade de pessoas interessadas no assunto que ela publica, que geralmente é — ou ao menos deveria ser — a sua especialidade. Quanto mais conteúdo original e qualificado você oferecer e buscar construir uma audiência própria, sem depender unicamente das mídias sociais (seja alcance pago ou orgânico), admiradores começarão a surgir e eles ficarão! Quão rápido é pagar por audiência na Internet, rápido é perdê-la. Portanto, não a desperdice!

TOCA O BARCO!

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