Como obter mais resultados com o site da sua empresa

Com o domínio de sites como o Facebook, muitos empresários acham que não é mais necessário ter um site próprio. Já escrevi neste blog sobre a importância de ter canais proprietários em vez de depender exclusivamente das mídias sociais. Abordo, neste artigo, tópicos importantes para quem tem (ou quer ter) um site para o seu negócio, mas não vê vantagem em utilizá-lo.

Tenha um blog incorporado ao site

Ao contrário do que se pensava há anos, quando funcionava como uma espécie de diário para adolescentes contarem suas histórias, o blog é uma excelente ferramenta para negócios. Destaco três pontos importantes:

Conte boas histórias: Boas histórias prendem a atenção e causam identificação entre os interlocutores. Sua empresa pode contar experiências vivenciadas com clientes, fornecedores, em atendimento ao público, etc, sempre extraindo alguma lição importante e/ou motivadora para o leitor. No blog, você também pode escrever, entre um post e outro, a história da sua empresa, como ela chegou ao patamar em que está, experiências de quando era pequena e como se transformou no decorrer do tempo, a missão, os valores; são exemplos. Mas cuidado para não exagerar em falar de si mesmo!

Fale do que sabe: Parece óbvio, só que não. Muitos utilizam o blog somente para falar da empresa, mas para obter bons resultados, fale do que possa interessar o seu público, não você. Pense nas dores e necessidades do seu potencial cliente e como o seu produto/serviço poderá ajudá-lo. Dê dicas relacionadas ao que você vende. Contudo, faça isso de forma sutil, quase despretensiosa, pois o objetivo do blog não é a venda direta, e sim estabelecer uma relação de confiança com os seus seguidores.

Interaja com o público: Escreva de pessoa para pessoas. Busque produzir conteúdos mais humanos, e não aqueles textos robotizados que canso de ver em sites empresariais. Nada de publicações engessadas, cheias de termos técnicos e difíceis (a menos que essa seja a linguagem adequada para o seu segmento). No final de cada post, incentive a interação. Peça para o leitor curtir, comentar e compartilhar.

Quais as vantagens de manter um blog?

Basicamente:

  • Mais visibilidade nos resultadores de pesquisas em buscadores como o Google;
  • Nutrição de uma relação de confiança com clientes, potenciais clientes, fornecedores, influenciadores e público em geral;
  • Disseminação da linguagem, conceitos e valores da empresa;
  • Mais acessos ao site e possibilidade de parcerias, entre outras.

Sendo que, o propósito final de tudo isso é a geração de novos negócios, de forma consistente e a médio e longo prazos.

Crie uma lista de contatos

Conheço empresas com centenas de clientes, mas sem qualquer registro viável para contato online com essas pessoas. É um tremendo desperdício! Um bom site possibilita o cadastro de informações pessoais (de forma voluntária ou por meio da troca por vantagens (claro, também voluntária) — veja o tópico sobre cupons de desconto, abaixo. Dessa forma, o site pode incentivar e direcionar o usuário a se cadastrar para receber por e-mail o conteúdo oferecido pela empresa, inclusive, sobre ofertas e promoções. Veja o poder do e-mail no infográfico:

8-estatisticas-de-e-mail-marketing

Invista em páginas de vendas

As páginas de vendas — também chamadas de landing pages — são ótimas ferramentas para geração de lucro rápido. Elas podem ser independentes ou estarem incorporadas ao sistema do site. O princípio é potencializar o poder de venda. Em vez do vendedor ter que explicar todos os detalhes de produtos/serviços e as vantagens de compra, centenas de vezes, para potenciais clientes, a página de vendas faz esse trabalho de forma persuasiva, tal qual esse profissional, 24h/dia, acessível a qualquer momento. É claro que o desenvolvimento de uma landing page eficiente exige técnicas avançadas de marketing, mas o lucro compensa todo esforço e/ou a contratação de um profissional da área.

Ofereça cupons de desconto

O cupons de descontos, aos poucos, estão se tornando queridinhos dos consumidores no Brasil e podem trazer vantagens para as empresas.

O instituto Forrester Research realizou uma pesquisa que mostra que cupons de desconto melhoram a imagem que o consumidor faz da loja e os tornam mais fiéis.

Mesmo que não tenha uma loja virtual, você pode, por exemplo, vincular uma promoção da loja física com o site oferecendo cupons. O objetivo, neste caso, é coletar dados por meio de um formulário de cadastro para o envio de novas ofertas por e-mail, telefone, Whatsapp, SMS, Messenger, etc. Aqui as mídias sociais também são fortes aliadas, pois com um investimento relativamente baixo, é possível divulgar suas promoções para milhares de pessoas e conduzi-las diretamente para o site para deixarem seus dados e pegarem seus cupons.

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