3 dicas para acelerar o carregamento do seu site

A dinâmica, geralmente, funciona assim: você escreve um artigo e quer que as pessoas leiam. Para isso, compartilha nas mídias sociais, marca amigos no Facebook ou patrocina a publicação. Tudo certo.

O problema começa quando alguém clica no link e o site leva séculos para carregar a página. Muita gente abandona o seu link antes mesmo de completar 5 segundos de espera! Você não quer isto, certo?!

Selecionei 3 dicas rápidas pra aumentar a velocidade do seu site.

 

Reduza o tamanho das imagens

resize_and_optimization2O que mais deixa um site lento são imagens pesadas; ainda mais se o usuário estiver usando 3G.  Veja bem, não é quão grande a imagem aparece na tela, mas sim o peso que ela tem em bytes (kbytes, megabytes, etc.). Quanto maior a resolução da imagem (mais nítida ela for enquanto você aproxima o zoom), mais tempo será necessário para abri-la na Internet.

Por isso, antes de publicar um artigo, independentemente da sua finalidade, certifique-se de ter redimensionado suas imagens para em média 100 kb. Procure relacionar entre o tamanho (em pixels) e o peso (em kb). Por exemplo, uma imagem com 800 pixels de largura e 64 kb carrega rapidamente). Você pode utilizar programas profissionais como o Photoshop, ou então o Photoscape, o Paint — do próprio Windows, e outros editores online. Eu recomendo o Photoscape (baixe pelo Baixaki).

 

Mantenha seu site atualizado (estruturalmente)

404Muitas empresas estão na Internet há anos, mas o site possui uma linguagem de programação muito antiga. Scripts e linhas de código em geral, necessárias para que os sites existam e funcionem bem na Internet, podem estar com a tecnologia ultrapassada.

À semelhança do que ocorre no ramo automotivo, por exemplo, a engenharia que os desenvolvedores utilizam são atualizadas com o tempo para garantir boa performance aos novos produtos. Sites também precisam de atualizações estruturais.

 

Verifique o serviço de hospedagem

servidorA demora no carregamento de um site também pode ocorrer pela lentidão do serviço de hospedagem. Antes de contratá-lo, peça indicação aos seus amigos ou converse com profissionais da área que possuam experiência com empresas de hosting para indicar a melhor solução pra você.

Existe no mercado sites que oferecem hospedagem gratuita. Mas tenha muita cautela, pois você estará investindo todo o seu conteúdo em servidores que, geralmente, não garantem segurança nem estabilidade necessárias para manter um site na Web (daí a desvantagem de ser gratuito). Pense que é melhor pagar uma pequena quantia para ter seu conteúdo assegurado e um site estável do que perder acessos por conta da demora no carregamento ou, como acontece em alguns casos, perder todo o seu conteúdo de uma hora pra outra. Mas, claro, a escolha é sua. Procure na Internet sites que testam a velocidade de carregamento de páginas para saber quanto tempo o seu site leva para responder aos acessos e tome as devidas providências.

Lembre-se que o seu site é a sua empresa na Internet. Quanto melhor for a experiência do usuário dentro dele, mais chances de fechar novos negócios.

Espero ter ajudado. Se gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos!


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0